Projeto Favela Brasil Xpress
Receba notificaçõessobre este projeto:
OK

Favela Brasil Xpress

Startup

A Favela Brasil Xpress chega onde nenhuma outra empresa de logística chega. Para isso, recebe as mercadorias daquelas que não acessam algumas comunidades, faz a separação e programa a entrega. E quem faz esse trabalho são os próprios moradores destas comunidades, que conhecem ruas, becos e vielas, dando dignidade para que todos possam receber seus pedidos na porta de casa.

Nascemos para conectar as favelas com o mundo, quebrando os muros invisíveis que separam as comunidades do tecido urbano das cidades.

Nos movemos pela paixão de entregar transformação a 14 milhões de brasileiros que moram em favelas por meio de uma logística participativa, social e inclusiva, com a criatividade e jeito de ser das comunidades.

Favela Brasil Xpress

Desafiamos as barreiras da desigualdade social, conectando diferentes classes em um só Brasil.

Convertendo dificuldades em oportunidades, acreditamos que a favela não somente pode, mas deve ser o ativo da sua própria transformação. Com a Favela Brasil XPress oferecemos um serviço de entregas especializado, através de um conhecimento único do território, capaz de endereçar todos os tipos de entregas e superar as adversidades de infraestrutura das favelas.

Em cada entrega, nosso conhecimento acumula a experiência de morar e empreender na favela, através de diversas ações sociais efetivamente implementadas e medidas concretas para ajudar a população. Mas também contamos com especialistas acadêmicos e do mercado.

Enxergamos a favela como uma potência na criação de negócios e soluções próprias, em um ecossistema logístico colaborativo onde o compartilhamento de informações logísticas flui de forma contínua através da cadeia de distribuição entre todos os agentes – sem preconceitos de CEPs – onde cada morador é respeitado e ouvido.

A nossa solução utiliza expertise e conhecimento do território, uso de bicicletas, microterminal logístico e pontos avançados de distribuição - respeitando as características de cada comunidade, visando potencializar o volume de entregas de FORA para DENTRO e de DENTRO para FORA, trazendo assim uma maior eficiência operacional e risco minimizado de sinistros dentro de entregas em favelas.

O Favela Brasil Xpress faz parte do Hub de negócios do G10 Favelas. O G10 das Favelas é um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas que, assim como os países ricos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) do G7, uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e protagonismo das Comunidades, visando o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas.

O G10 HUB de Inovações - Escritório de Negócios - é uma iniciativa de apoio a pequenos e micro empreendedores das favelas de todo o Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico com oportunidade de qualificação, treinamento, consultorias, além de apoio financeiro por meio do G10 Bank Participações. Criamos oportunidades para startups e empreendimentos de impacto social.

Favela Brasil Xpress
Título Destaques
Favela Brasil Xpress

Operação Atual

  • Início de operação abril 2021
  • 170 mil entregas realizadas até outubro de 2021
  • 1,8 mil entregas por dia
  • 112 mil clientes atendidos - uma recorrência de 30% nas compras em plataformas de varejo on-line de parceiros.
  • Atualmente em 7 bases
  • + 70 empregos gerados

Plano de Expansão

  • Serviço de coletas para marketplace.
  • Serviço de entregas de comida dentro das favelas.
  • Abertura de bases em favelas no Brasil e na América Latina, usando o mesmo modelo de negócios com líderes comunitários e respeito à cultura local.
Apresentação aos Investidores

Mercado Potencial

A Favela Brasil Xpress criou uma inteligência logística e de distribuição nas favelas com o objetivo não só de entregar pacotes, mas também de conforto e transformação na vida de quem pode receber sua compra em casa.

As favelas no Brasil movimentam R$ 168 bilhões por ano. O G10 é um bloco de líderes com potencial de faturar R$ 7 bilhões por ano.

A meta é acabar com a divisão de dois Brasis: um país com CEP onde todo produto chega e outro país onde receber um produto em casa é um verdadeiro desafio. Na busca por um Brasil com direitos iguais, o morador de favela deve poder comprar no conforto da sua casa, da mesma forma que um morador de bairro nobre, principalmente durante a pandemia, quando 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra on-line.

O valor será investido em 4 frentes essenciais para alavancagem e expansão:

Sistema de Logística: criação de um sistema próprio de gestão das entregas, monitoramento, app de entregas, torre de controle, armazenamento, movimentação das cargas e mapeamento dos territórios. Sistemas TMS e Sistema WMS.

Base Sustentável: estrutura necessária para tornar as operações sustentáveis no que tange ao reuso de água, placas de energia solar e veículos leves elétricos (bicicletas, triciclos, motocicletas).

Expansão: compra de ativos e aluguéis de espaços para expandir as operações.

Serviço de consultoria e capacitação: Que permita a expansão prevista de forma escalável e robusta em termos de processos e de fundamentação para uma maior recorrência de vendas/entregas nos pilares financeiros, operacionais e de recursos humanos. Desenvolvimentos de um modelo de negócios replicável em todas as favelas previstas com hubs logísticos integrados e sistema de controle com gestão total.

Favela Brasil Xpress Favela Brasil Xpress

Plano Estratégico para 2022

Ampliação das 7 bases operacionais atuais para 25 bases em 2022 e 50 bases em 2023.

Plano Estratégico Plano Estratégico Plano Estratégico
Referência criativa

Definições esperadas:

Modelo de hubs para serem replicados via alianças com terceiros: formatos físicos, atividades, equipamentos e instalações, equipe, mix de produtos e serviços a serem oferecidos.

Modelo de alianças com terceiros, mais adequado para cada formato de negócio: franquia, licenciamento, joint-venture, credenciamento, master-franquia (com sub-franquias) e/ou outros. Analisando a possibilidade de adotar, simultaneamente, modelos distintos para mercados com características distintas.

Título Audiencia e Marketing

Resumo dos Fatores de Risco

Negócio – empresa nascente, pode não atingir as previsões, concorrência, macroeconomia, regulamentação, dificuldade na entrada em territórios onde não existem lideranças formadas.

Título Criador
Giva Pereira

Giva Pereira

CEO e Fundador do empreendimento Favela Brasil Xpress.
Empreendedor Social do Ano pela Folha de S.Paulo.
Formado em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
Empreendedor social, coordenador de projetos sociais, organizador e representante do G10 Favelas no Slum Summit.
Dirigente da equipe de administração dos “Presidentes de Rua” no combate ao COVID-19 nas comunidades brasileiras.

Título Prêmios
Favela Brasil Xpress

Vencedor do Desafio Brasil-Reino Unido de Logística Urbana, proposto pela Embaixada Britânica.

Favela Brasil Xpress

Vencedor do PRÊMIO BBM PROJETO DE LOGÍSTICA 2021 na Categoria Startup.

Título Clientes e Parceiros
Números
Título
Números
Título Números

Para ter acesso aos números desta e de outras ofertas, baixe o app e cadastre-se.

Apoie este projeto